Dorinha Moreira, viúva de Marcio Moreira Alves, lançou nos Estados Unidos, em edição somente em inglês, o livro “Work That Works, Work That Wins”, que reúne artigos, palestras e pensamentos do marido, considerado um dos criativos e executivos da Publicidade mais importantes, tanto no Brasil quanto internacionalmente. O belo prefácio, do qual reproduzimos trechos abaixo, é do seu amigo Washington Olivetto, narrando um pouco da trajetória do saudoso brasileiro Marcio, que nos deixou há cinco anos.
“Mais vivo do que nunca
Marcio Moreira foi o mais internacional dos publicitários. Capaz de ser americano em New York, venezuelano em Caracas, japonês em Tokyo, turco em Istanbul e argentino em Buenos Aires, sem nunca deixar de ser brasileiro. Com o talento do ator que foi na juventude, do compositor que a vida inteira sonhou ser e do vendedor que se transformou assim que nasceu, Marcio Moreira foi um publicitário completo e globalizado, bem antes da palavra globalização existir. …Conheci Marcio Moreira no início dos anos 1970, quando ele era a principal figura da criação da McCann no Brasil, na época a agência número 1 no ranking, mas tida como aborrecida e de direita. Nessa época eu era a principal estrela da DPZ, a agência número 6 do ranking, mas tida como charmosa e de esquerda… A verdade é que em seus anos todos de trabalho, Marcio Moreira sempre teve a consciência de que não existe essa história de esquerda e direita, e que, a publicidade só é eficiente se for criativa e só é criativa se for eficiente. Esse livro resume um pouco disso. … Deixando em amigos como eu muitas saudades, palavra que só existe na língua portuguesa, idioma de origem de Marcio, que ele dominava perfeitamente, como dominava muitas outras línguas. Mas apesar das inevitáveis saudades, tenho consciência que pela lógica dos fatos, mais dia, menos dia, a gente acaba se reencontrando. Não tenho dúvida de que o Marcio Moreira ainda ressuscita.”
Fonte: Meio&Mensagem
Foto Muenz/iStock