Por Naiara Bertão, Valor Investe — São Paulo
28/06/2019 05h07 Atualizado há 3 dias
É inegável que as fintechs, startups na área financeira, estão contribuindo para a digitalização dos serviços financeiros. Mas, o que começou como uma ajuda extra, está roubando a cena de grandes competidores do setor. Uma pesquisa feita pelo buscador Google e divulgada com exclusividade pelo Valor Investe mostra que a brasileira Nubank, a maior fintech da América Latina, tomou a liderança do Itaú em buscas por emissores de cartão no primeiro trimestre de 2019.
De janeiro a março deste ano, as buscas pelos cartões do Nubank somaram 22,1% do total, contra 20,8% do Itaú, que liderava o ranking até o último trimestre de 2018. No ano passado, o banco já havia perdido espaço.
Segundo dados do Google, a participação do Itaú nas buscas de consumidores por emissores de cartão passou de 20,7% no consolidado de 2017 para 17,8% em 2018, ou seja, a instituição teve uma perda de 2,9 pontos percentuais (p.p.). Nesta mesma comparação, as buscas pelo cartão do Nubank subiram de 9,9% para 15,9% em participação no ano passado, aumento de 6,0 p.p..
“É a primeira vez que uma fintech se torna a marca mais buscada no Google dentro de uma categoria de produtos financeiros e o fato de isso ocorrer primeiro com cartões de crédito demonstra que os consumidores brasileiros estão ávidos por experiências e ofertas inovadoras”, diz Gustavo Souza, Head de vendas para o setor financeiro do Google Brasil
O Itaú, porém, não foi o único grande banco que perdeu espaço para as fintechs. O interesse das pessoas que usaram o buscador pelos cartões do Bradesco, por exemplo, caiu de 13,6% em 2017 para 9,9% ano passado. O Hipercard e a Credicard, ambos do Itaú também perderam buscas.
1 Comentário
tenho varios amigos que , tem catão desta empresa, e os comentérios são ótimos sou militar e fui recomendado por meus amigos militares para tentar um cartão desta empresa aqual ficarei muito contente. abraço rocha